Gestão de conflitos nas organizações
Quando a gente ouve a palavra “conflito”, logo vem a ideia de um problema complexo, difícil de resolver, o que nem sempre é verdade. Conflitos pode ser divergências de interesses entre duas ou mais pessoas, com relação a determinado tema. Mas no mundo corporativo, conflitos podem deteriorar o clima organizacional, e a gestão se faz essencial.
O que é gestão de conflitos
A gestão de conflitos é a administração das discussões e impasses dentro da organização, tem como objetivo minimizar reflexos negativos das muitas áreas que envolvem o universo da administração, dos recursos humanos e da gestão empresarial.
Tipos de conflitos organizacionais
Para que a Gestão do conflitos seja correta é importante que sejam conhecidas as suas possíveis causas. Acompanhe nesse post que vamos apresenta-las a você!
Existem basicamente 2 tipos de conflitos:
Os conflitos podem ter causas reais ou emocionais.
Causas emocionais:
-Diferenças de personalidade;
- Diferenças de valores;
- Interferências de Status;
Causas reais:
-Objetivos/Metas diferentes;
-Disputa por recursos/Recursos compartilhados;
-Interdependência/Existência de atividades interdependentes no trabalho;
-Talvez, até mesmo, uma percepção distorcida da realidade (Diferenças de informação e percepção);
Como evitar conflitos
Na maioria das empresas, o líder imediato é o profissional que mais precisa dominar o assunto ou o que consegue conciliar as pessoas em torno de um objetivo. O gestor deve ficar atento à personalidade de cada um de seus liderados para verificar se não há funcionários que acabam sempre gerando ou participando dos conflitos.
Existem algumas habilidades importantes, que todos lideres podem desenvolver, independentemente de sua área de formação. Como:
· Criar uma atmosfera efetiva;
· Esclarecer as percepções;
· Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;
· Construir um poder positivo compartilhado;
· Olhar para o futuro e aprender com o passado;
· Gerar opções;
· Desenvolver degraus para a ação;
· Estabelecer acordos de benefícios mútuos
Como gerenciar conflitos
· Negocie! Negociar pode ser a chave para gerenciar conflitos. Por meio de uma negociação torna-se fácil reverter o cenário de “vencedores e perdedores”. Uma da formas é identificar os ruídos da comunicação, ainda no estagio inicial.
· Identifique a raiz do problema! apure os fatos sobre o evento. Isso envolve investigar a origem do conflito, além de identificar os envolvidos.
· Encontre uma solução que seja bom para ambas as partes, assim elimina ressentimento e evita que o mesmo problema ocorra no futuro. Tente usar recursos criativos e busque medidas inovadoras.
· Estabeleça prazos para a solução: mantenha a objetividade e estabeleça prazos para a solução e alinhamento com as partes. Assim fica garantido que ótimos resultados sejam conquistados. Isso evita que se invista muito tempo em diálogo entre as partes.
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Sistema de gestão de conflitos
Evite que as questões crie um ambiente tóxicos nas equipes, estruture um sistema para resolver os diferente tipos de disputa. Com as seguintes atividades:
· Tenha normas que orientem os funcionários o dia-a-dia das atividades
· Faça reuniões e colete feedbaks sobre o ambiente trabalho
· Avalie desempenho para promover um tratamento igual
· Crie recrutamento de pessoas com o perfil cultural da empresa
· Crie programas de treinamento para qualificar os colaboradores em técnicas para evitar conflitos, principalmente lideres
· Estabeleça canal de comunicação, como ouvidoria de sugestão e reclamação (se possível anônimas)
· Faça questionários de satisfação e distribua periodicamente para os funcionários
· Use a tecnologia como People analytcs, que reúne dados e termos estatísticos, que podem alertar sobre possíveis causas de conflitos.
Como você pode ver encarar os conflitos apenas como um problema é um equívoco. Há diversas lições positivas que podem ser tiradas de um momento de tensão, otimizando o nível de maturidade do negócio e dos profissionais que nele atuam. Contudo, é preciso ter uma boa gestão.
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